Recomeços...

03/01/2021 18:44

Olá a todos!! :)

Esta mensagem não é para vos falar de mais uma leitura. Mais uma história com os seus começos e fins.

Estou aqui para falar do nosso recomeço. Porque eles também acontecem na vida real. 2020 terminou, e diria que, de certa maneira, bem pior do que começou. Tudo bem que aprendemos imenso, valorizamos agora muito mais aquilo que perdemos e estamos mais conscientes da fragilidade da vida. Mas ensinamentos difíceis são tão mais fáceis de enfrentar quando temos o abraço de todos aqueles que nos são próximos... E foi desse abraço que nos vimos roubados. É por esse que anseio desesperadamente. Por isso e pela liberdade. Por poder decidir sair à rua só porque sim, só porque sinto vontade.

E é esse recomeço que espero que 2021 me traga. Me devolva as oportunidades que 2020 tirou para que eu as possa aproveitar com os ensinamentos com que muniu. Com o triplo da intensidade. Eu nunca fui uma pessoa muito dada a saídas. Viagens basicamente nem vê-las, mesmo que a uma terriola próxima. E mesmo jantares e convívios eram algo que sabiam bem apenas de vez em quando. Afinal, podiam sempre ser feitos mais tarde. Mas aprendi que isso nem sempre é verdade. Que coisas surpreendentes acontecem e que ficarmos fechados em casa por um ano é uma possibilidade. Uma ameaça na qual nunca pensei. E, sabem que mais? Nunca poderemos conhecer todas as ameaças que aí vêm. Tudo o que está nas nossas mãos é agarrar estes momentos e garantir que não nos arrependeremos mais tarde por não os termos vivido. Não outra vez.

E foi assim que dei por mim a sonhar. E se, com a vacina, conseguir voltar à minha antiga normalidade após o verão de 2021? E se puder fazer tudo aquilo que deixei por fazer? E se conseguir fazer uma pequena viagem, por mais simbólica que seja? E se for capaz de estar com os meus amigos, esmagá-los num abraço e dar risadas sem receios de proximidades ou riscos ou contaminações? E se puder conhecer pessoas novas? E fazer todas as coisas que, durante 2020, percebi que não queria morrer sem experimentar? Há tanto que quero experimentar! Tanto que quero sentir! E é então que percebo o que eram os loucos anos 20. A fúria de viver após uma Guerra e uma pandemia de Gripe Espanhola. Percebo porque a sinto a tentar furar cada um dos meus poros. Como se não se conseguisse conter mais. Como se se debatesse para se quisesse libertar.

Por isso, 2021. Sê esse recomeço. O recomeço que a liberte. Que me permita viver. Que nos permita viver.

Por isso (e como este texto era suposto ser uma simples mensagem de Bom Ano Novo), desejo que 2021 seja esta oportunidade para todos nós. Para que possamos terminá-lo e agradecermos genuinamente pela liberdade e pelos novos e esperançosos horizontes que temos novamente.

Por ter sido este ansiado recomeço.

Um ótimo 2021 para vocês! <3