"Os Dias da História: 365 Episódios da História de Portugal e do Mundo", de Paulo Jorge de Sousa Pinto

02/07/2020 21:39

 

 

 

  Editora: Manuscrito

  Autor: Paulo Jorge de Sousa Pinto

  Edição: 1

  Número de páginas: 382

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em 1966, Paulo formou-se em História e especializou-se nos Descobrimentos Portugueses. Neste momento, ensina o nosso passado e está ligado ao estudo da História Asiática, escrevendo ainda programas como Os Dias da História, na Antena 2.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Este é um livro um pouco diferente do habitual. Contudo, as saudades de História, que já não aprofundo desde o Ensino Secundário, acabaram por me levar a investir tempo na leitura de algo que me avivasse o passado e me munisse de mais conhecimento sobre esta ciência social.

 

E nada melhor do que um livro que reúne vários episódios (365, para ser mais exato!) de forma a serem lidos nos 365 dias do ano. Episódios variados, que atravessam as várias Épocas, incluindo factos de anos a. C. até ao nosso recém-começado século.

 

 

De facto, conhecimento não faltou. Aprendi imenso ao longo dos pequenos episódios de uma página. Contudo, visto tê-los lido como um livro normal (isto é, sem esperar para ler cada episódio num dia único), tenho consciência de que muita informação me passou ao lado.

 

E isso aconteceu também devido ao facto de 365 episódios num livro impedirem um desenvolvimento consistente de cada um deles. Seja como for, o autor fez um bom trabalho ao reunir informação acerca dos antecedentes e das consequências (algumas até aos dias de hoje).

 

O reverso da moeda é que uma página se vê tão sobrecarregada de informação que torna a leitura mais pesada e, acima de tudo, dificulta uma vivência destes episódios, o que acredito que seria interessante.

 

 

O estilo do autor acaba por salvar este overload de factos e relações, porque não raramente ele o faz como se estivesse a contar uma história simples (que de simples não tem nada XD). Isto sem nunca perder o rigor da sua exposição.

 

Outro ponto a melhorar seria a variação da forma como os episódios são contados. Porque, a dada altura, já se percebia perfeitamente a estrutura dos episódios, e isso retira o elemento novidade ao livro. Ah, e gostava muito que, a partir da metade do livro, estes momentos históricos não se tivessem concentrado na História Contemporânea!

 

Em suma… Aconselho, sim, a leitura deste livro, mas apenas aos que se interessarem verdadeiramente por História e já trouxerem alguma bagagem. Para além disso, devem ter algum tempo para ler aos poucos e assim melhor absorverem toda a informação que as páginas carregam.

 

Boas leituras!! ;)

 

 

Oferta de: