Resenha: "A 5ª Vaga", de Rick Yancey

22/06/2020 21:38

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: Rick Yancey

  Edição: 1

  Número de páginas: 398

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em Miami, Rick Yancey teve formação em Comunicação e acabou a dar aulas de Inglês , bem como a atuar e dirigir peças em teatros locais. Contudo, foi na escrita que se distinguiu realmente, acabando por ver o seu livro “A 5ª Vaga” adaptado ao cinema.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Céus, que livro! Honestamente, pensava que não voltaria a sentir algo tão intenso por um Young Adult (YA) desde que marquei as séries da minha adolescência como favoritadas! (“The Hunger Games”, “Divergente”,… vocês sabem!)...

Até que veio o Sr Rick Yancey e decidiu criar uma história que me deixasse absolutamente viciado! Parabéns, Rick! Conseguiste!

 

Bem, começando pela história… Esta é uma versão pós-apocalíptica (não distópica, como muitos dizem por aí!), na qual o mundo foi invadido por alienígenas. Nâo, não estamos a falar de um mar de criaturas verdes com armas evoluídas e lasers e essas coisas todas! Esta invasão aconteceu através de vagas… um apagão eletrónico, um tsunami colossal, uma pandemia agressiva,…

 

Por isso, são poucos os sobreviventes que assistem à 5ª vaga, e muitos desejam ter morrido antes. Cassie é uma destas sobreviventes que perdeu os pais pelo caminho e precisa desesperadamente de procurar o irmão. Mas como será capaz de o fazer quando não pode confiar em ninguém? Quando qualquer humano pode ter sido dominado por um alienígena que se infiltrou no seu corpo há anos atrás…?

 

 

Repito: adorei este livro! O autor está absolutamente de parabéns pelo trabalho! E, desde logo, por ter sido capaz de partir de um cliché como uma invasão alienígena para o transformar em algo absolutamente realista e plausível. Mesmo os mais céticos serão capazes de acreditar no que se está a passar no livro.

 

E isto comprova a sua criatividade! Uma criatividade sóbria quanto aos limites do nosso mundo, que a torna mil vezes mais credível. Felizmente, é dotado da a capacidade de escolher os detalhes relevantes que constroem a história, sem cair na tentação de se perder num sem fim de pormenores sem importância para o livro.

 

As personagens são também um ponto a favor da história! Novamente, o realismo não escapa aqui, e Yancey é capaz de nos dar a conhecer verdadeiros humanos, falhas incluídas. As formas de falar e pensar ajudam a que vejamos cada um deles como isso mesmo: humanos. Humanos que se desenvolvem. E o melhor exemplo para esta evolução é a própria protagonista, Cassie, que, por força das circunstâncias, perde uma boa faceta mais imatura.

 

 

A escrita foi um must, especialmente quando nos chega maioritariamente pela voz de uma adolescente, que parece falar connosco durante o livro inteiro. A todo o momento, a narrativa encontrou sempre o equilíbrio ideal entre o tom adolescente e uma escrita de qualidade, com formas diferentes de por as coisas e expressões que nos fazem realmente pensar. Para além disso, existe uma certa concisão, uma sobriedade, na escrita do autor que me agradou bastante.

 

E tudo isto aliado a um suspense bem conseguido só pode fazer-nos vidrar nas páginas. Sem sombra de dúvida que Rick sabe prender o leitor! Muito regularmente, temos um perigo, ou mesmo um pequeno twist na trama, que nos obriga a ler o capítulo seguinte.

 

Um livro que nos mostra como as coisas podem mudar de um momento para o outro, mas que não se coíbe de um toque de esperança no futuro…

Enfim, aconselho vivamente a todos os que gostam do género, independentemente do tema alienígena (acreditem que isso não vai mudar nada!). Mas garantam que vão ter tempo para o ler de uma vez. Pela vossa saúde! :P

 

Juro que não sei como é que deixei este livro na minha estante por tanto tempo! Durante três anos, tive esta bombinha no meu quarto, disfarçada entre páginas e uma lombada… A sério, que loucura!

Agora, resta-me ler os restantes…

 

Boas leituras!! ;)