Resenha: "O Meu Coração Entre Dois Mundos", de Jojo Moyes

06/05/2020 19:40

 

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Jojo Moyes

  Edição: 1

  Número de páginas: 472

 

 

 

 

Sobre a autora

Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou Jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Retrato de Família, e resolveu dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Foi uma das poucas autoras a ganhar por duas vezes o prémio Romantic Novel of the Year.

 

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Depois de confirmar pelas resenhas antigas aqui do blog, percebi que li “Viver Depois de Ti” em 2016. Já lá vão 4 anos bem contados e parece que foi ontem. A verdade é que sou capaz de me lembrar de um conjunto de cenas do primeiro livro como se o tivesse lido ainda este ano. E isso diz muito acerca do modo como a autora constrói as suas histórias.

 

Agora, depois do efeito que o primeiro livro acabou por ter em mim (apesar de não ter sido propriamente a choradeira que muitos alegaram), e tendo em conta que o segundo livro foi igualmente capaz de me agarrar, acabei por me lançar à obra que fechava a trilogia narrada pela deliciosa Louisa Clark. E não me arrependi!

 

Depois de Will, a vida de Louisa nunca mais foi a mesma. Este teve tanta influência na sua vida que a nossa protagonista segue o seu conselho e parte para Nova Iorque, onde começa a trabalhar como assistente pessoal da esposa de um dos maiores multimilionários da cidade. Mas terá esta viagem o efeito pretendido? Irá Louisa descobrir quem realmente é?

 

 

Para ser totalmente honesto, nem este nem mesmo o segundo livro eram verdadeiramente relevantes para a big picture da história. Era perfeitamente possível (e, para muitos leitores, o mais acertado) o primeiro livro ter-se tratado de um stand alone. Contudo, Louisa foi uma personagem que nos marcou. A sua personalidade é simplesmente deliciosa e puxa-nos para a leitura de uma maneira… E é por isso que muitos leitores à volta do mundo correram a comprar a continuação da sua história, em busca dos efeitos que os factos do primeiro livro gravaram no seu interior.

 

Mas, se Louisa é uma personagem assim tão cativante, então isso deve-se muito à sua narração na primeira pessoa. Porque, para além das suas atitudes engraçadas, Louisa tem também pensamentos engraçados e verdadeiramente humildes. É uma narrativa leve e frequentemente refrescante. E a forma como as suas ações e os seus pensamentos se coadunam só nos mostra como ela é verdadeiramente genuína.

 

A escrita da autora entra novamente no campo do “delicioso”! (Céus, quantas vezes vou repetir esta palavra ao longo da resenha??) Era algo do qual já me recordava antes, das leituras anteriores. A Jojo Moyes escreve tão, mas tããããooo bem que é difícil pousar o livro só por isso mesmo. A autora é mesmo capaz de guiar a história não pelo que acontece “em cenas fechadas”, mas sim pela magia das suas palavras que constroem novas imagens na nossa cabeça logo no parágrafo seguinte.

 

 

Contudo, houve algo que me irritou bastante! Mas será possível que a autora se baseie em tantos clichés? Honestamente, este tipo de coisas dão-me a volta ao génio! A imagem de Nova Iorque é tal e qual os exageros quase poéticos que se ouvem por aí. As restantes personagens são também construídas com base em estereótipos. E até o romance cai frequentemente numa imagem padrão e fofinha quase machista das relações. (E isto inclui tarefas básicas que, adivinhem, são 400 vezes vistas a serem feitas por mulheres, e 0 por um homem.)

 

Outra avenida de melhoria no livro era a sua estruturação. Porque a autora quis que acontecessem várias coisas ao longo da história, mas poderia tê-las condensado de maneira diferente. Não que fiquemos sem vontade de ler ao ser guiados pela escrita, mas a verdade é que o livro poderia ter sido mais curto graças a isso.

 

O final foi mesmo docinho… À custa de uma imagem super irrealista, mas que nos faz sentir quentinhos demais. Seja como for, aconselho mesmo esta leitura a todos os que leram “Viver Depois de Ti” e que querem saber como é que, depois de tudo o que se passou, a nossa heroína descobre quem realmente é. Quem sempre foi, mas nunca se deu espaço para ser…

 

Boas leituras!! ;)